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Dicas para manter uma boa rede de contatos no mercado de trabalho

Saber cultivar contatos profissionais é uma prática que se mostra tão importante quanto o conhecimento técnico ou o perfil de trabalho

Por: Erik Farina

 

Mais do que colocar novas oportunidades no radar, tecer uma rede de contatos é uma forma de manter a posição em uma companhia ou buscar uma promoção. E não se trata de angariar "QIs" — os conhecidos "Quem Indica". Conforme a especialista em coaching Simoni Missel, diretora da Missel Capacitação Empresarial, o peso dos relacionamentos profissionais tem crescido em razão da cultura da colaboração nas empresas — e hoje é tão importante quanto conhecimento técnico ou perfil de trabalho.

— As companhias exigem projetos diferenciados, que passem pela colaboração de profissionais com diferentes perfis. Para entregar esses resultados, é preciso ter uma rede de contatos forte e saber em quem buscar apoio — diz Simoni.

 

Os contatos podem ser estreitados em eventos como cursos ou congressos temáticos, e principalmente no dia a dia na empresa. Chamar os colegas com interesses comuns para um cafezinho ou para almoçar fora exige pouco ou nenhum esforço, e cria uma relação valiosa para tocar futuros projetos.

 

— Essa proximidade pode, e deve, ser buscada em eventos sociais fora do trabalho. Não há mal algum em convidar um colega ou ex-colega para um happy hour ou para praticar algum esporte — sugere Simoni.

A internet é aliada na construção e manutenção dessas redes. Serviços como o LinkedIn (linkedin.com), que se propõem a aproximar pessoas que compartilham dos mesmos interesses profissionais, ajudam a organizar a agenda e manter as informações atualizadas. O importante é saber como usar essas ferramentas para melhorar, — e não piorar, uma reputação profissional.

 

— Nada de entrar em discussões desnecessárias. O recomendável é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições públicas — explica o consultor de Recursos Humanos Celso Bazzola.

 

É preciso ter disciplina para manter esses perfis atualizados e não se constranger em mostrar que está disposto a encontrar novos desafios, mesmo quando está empregado. As próprias companhias encaram com naturalidade a atualização e a troca de informações de oportunidades pelas redes sociais.


 

COMO FORTIFICAR O RELACIONAMENTO ENTRE COLEGAS NO DIA A DIA DO ESCRITÓRIO

  • Busque colaboração: Convide pessoas que você admira para desenvolverem trabalhos em conjunto. É uma forma de aprender e estreitar laços com profissionais conceituados.
  • Apoie o RH: Participe dos processos de seleção em sua empresa, indicando colegas e até — quando em cargo de decisão — oferecendo apoio para recrutamento, analisando currículos ou participando de entrevistas.
  • Não tente ser o melhor amigo: Não há porque forçar uma amizade com convites insistentes. Para se aproximar dos colegas, basta convidá-los para um cafezinho ou almoço de vez em quando, e procurar aceitar os convites que recebe.

 

 

FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO

  • Participe de eventos: Esteja presente em cursos e congressos, pois é uma boa oportunidade de ampliar a rede de contatos e reencontrar antigos colegas e gestores.
  • Seja sociável: Mesmo que não esteja com vontade de encarar aquela festa de final de ano ou jantar de despedida, procure participar de eventos com os colegas de serviço.
  • Proponha atividades fora: Quando tiver algum colega cujos gostos se assemelhem aos seus, como jogar tênis ou andar de bicicleta, convide-o para essas atividades durante o final de semana.

 

 

NAS REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS

  • Seja criterioso: Embora seja interessante ter um amplo grupo de amigos, opte por pessoas que realmente tenham a ver, direta ou indiretamente, com seu campo de atuação. Sair convidando muita gente tira o propósito da rede.
  • Mantenha o foco: Evite publicações banais ou que nada contribuam para sua reputação profissional. Busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação e fuja de debates de política, futebol ou sexualidade, por exemplo.
  • Venda seu peixe: Mostre ações que você realizou e que tiveram sucesso, como resultados de projetos interessantes ou titulações alcançadas. E marque as pessoas envolvidas nos trabalhos, pois isso aumenta sua visibilidade.

 


Fonte
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/10/veja-dicas-para-manter-uma-boa-rede-de-con

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