Matricule-se hoje mesmo






Toda carreira de sucesso é construída tendo como um de seus pilares mais importantes o networking. Uma ampla e eficiente rede de contatos é fundamental porque gera oportunidades e cria vínculos extremamente qualificados para os mais variados fins (fechar negócios, conseguir trabalho, contratar fornecedores etc.). A grande questão, no entanto, é: como construir essa rede?

 

Como destaca Fernanda Schroder, coordenadora de Carreiras do Ibmec Minas, a rede de relacionamentos profissionais de uma pessoa é muito valorizada pelo mercado. Portanto, quanto melhor for a capacidade de se relacionar dela, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.

 

Networking de verdade é uma rede de contatos que pode proporcionar valor. É uma ação contínua que deve ser feita sempre, não somente nos momentos difíceis da sua carreira. Pelo contrário, são nos momentos difíceis que o profissional vai resgatar um pouco do valor depositado em sua rede de relacionamentos”, aconselha ela.

 

(...)

 

Fernanda ainda cita 10 dicas práticas para um networking de sucesso e que renda bons resultados para a carreira. Confira abaixo:

1. Um bom contato pode vir de qualquer lugar – As opções de contato podem ser colegas de trabalho, clientes, fornecedores, ex-empregadores, familiares, amigos e parceiros de estudo.

2. Dê atenção à sua rede – Um erro comum é preocupar-se ativamente com seus contatos apenas no momento em que a necessidade surge. Aproveite os momentos em que as coisas caminham bem para desenvolver relacionamentos e cultivá-los.

3. Encontre sua turma – O profissional que não conhece ninguém na área em que gostaria de atuar deve começar a frequentar locais e eventos cujo tema é de seu interesse como palestras, cursos, seminários e workshops.

4. Qualidade é melhor que quantidade – Não é a quantidade de pessoas que você conhece que fará da sua uma boa rede de relacionamentos, mas sim a qualidade deles.

5. Valorize seu passe – Cuide-se para ser uma pessoa interessante e isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem-informado e atualizado.

6. Todos precisam de networking – Ter uma conexão não serve somente para executivos de altos escalões. Diferente do que acredita a maioria das pessoas, este é um meio eficiente, para profissionais de qualquer nível hierárquico conseguir oportunidades de emprego.

7. Marque presença – Mantenha as pessoas de sua rede de contatos atualizada com suas mudanças de endereços, telefones, empregos ou atividades.

8. Comece a fazer networking agora – É necessário planejar e começar o networking o quanto antes, para se obter bons resultados. O tempo e a estratégia são aliados do profissional e investidor que tem foco na sua carreira.

9. Esteja aberto aos seus contatos – O networking não diz respeito apenas ao acúmulo de contatos. As conexões são a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, não sendo, portanto, uma via de mão única.

10. Troca de experiências – A conexão permite a “troca” de experiências entre profissionais. Por isso, o ambiente de sala de aula na pós-graduação, onde se tem contato com pessoas já inseridas no mercado, pode render bons frutos.


Fonte
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/10-dicas-praticas-para-um-networking-de-sucesso/

Últimas Novidades